Ilha de Santa Maria, Açores - Agosto/Setembro de 2013

Açores, nove pérolas geológicas plantadas num vasto Oceano de águas bravas. Santa Maria, destaca-se pela sua geologia, que difere das suas oito irmãs. Geologicamente é a mais antiga dos Açores, com formações que ultrapassam os 8,12 milhões de anos de idade, sendo por isso a única ilha do arquipélago que não apresenta actividade vulcânica recente. A idade comparativamente avançada confere maturidade ao relevo e explica a presença de extensas formações de origem sedimentar onde se podem encontrar várias espécies endémicas extintas de raros fósseis marinhos.

E eu, não podia deixar de lá ir... a juntar ao prazer de viajar e de voltar novamente aos Açores, juntei mais o prazer da redescoberta pessoal desses espectaculares depósitos fossilífero, de Santa Maria. Voltar aos Açores é para mim um privilégio e um grande prazer... sinto que estou em casa, ainda que esteja a centenas de milhas desse ponto.

J.P Oliveira

Praínha - Formosa

 

Barreiro da Faneca (Deserto Vermelho) Geoparque de Santa Maria

Locusta migratoria

A minha viagem:

Santa Maria, situa-se no extremo sudeste do arquipélago dos Açores, integrada no Grupo Oriental. Terá sido a primeira ilha dos Açores a ser avistada por volta de 1427, pelo navegador português Diogo de Silves. Em Fevereiro de 1493Cristóvão Colombo escalou na ilha no regresso da sua primeira viagem à América.

Santa Maria, destaca-se pelo aspecto mais mediterrânico da paisagem, em contraste com o resto do arquipélago. A sua superfície aplanada e baixa, com uma altitude máxima de 277 metros acima do nível do mar, não permite tanta intercepção da humidade atmosférica como nas outras ilhas, gerando assim um clima mais seco com contrastes mais acentuados na paisagem.

Quem já foi aos Açores, fica com a ideia que as ilhas pouco diferem na paisagem e na geologia caracteristicamente vulcânica. Santa Maria, no entanto deixa-nos a sensação de um mundo à parte do resto do arquipélago.

Com a aproximação do avião à ilha, fica na retina ocular a visão da desolação de um mundo estéril desprovido de vida vegetal, no final do verão. Nada mais pode ser enganador, do que a ideia primária com que se pode ficar da desolação estéril... é isso que faz a diferença das outras ilhas do arquipélago açoriano. Santa Maria, surpreende à medida em que vamos redescobrindo cada recanto da sua magnífica geografia natural, moldada pela persistência erosiva do tempo. A mim, deixou-me completamente surpreso. Foi mais do que podia imaginar e encontrar...

J.P Oliveira

Festa dos Pescadores - Campeonato familiar de Matraquilhos 2013

Santa Maria, Açores 2013

A minha opinião...

Negativo; Viajar para os Açores, a partir do continente (Portugal) infelizmente, ainda não é acessível para todas as bolsas... Já há, voos LOW COST de baixo custo a partir do continente (Portugal), que fazem concorrência à TAP e à SATA. Mas, os preços ainda cuntinuam altos, dependendo da época do ano.

Positivo; Quase tudo. As ilhas dos Açores, são ainda um pequeno paraíso aqui mesmo ao lado. Por quanto tempo? Só Deus sabe... 
Santa Maria, deixou-me cheio de vontade de lá voltar.

Alguns Conselhos; Vá com tempo e com calma. Desfrute da tranquilidade, do ambiente sereno e acolhedor da ilha. Para quem gosta de fazer boas caminhadas, desfrutando de paisagens naturais indomáveis, ou de fazer bons mergulhos e pescar... se possível, vá uma semana. Santa Maria, tem muito para se ver e descobrir.

Estadia; A oferta de alojamento na ilha, não é muita e os preços são, dependendo da época do ano bastante caros. Na Vila do Porto, há uma Pousada da Juventude... achei muito cara.

Opção; Pessoalmente, não gosto de grandes planos de férias... a ideia de pacotes de turismo, com tudo já feito e pré-destinado, tira-me o prazer do imprevisto. Os "Marienses", são gente gentil, disposta a ajudar. Basta chegar e falar com as pessoas locais, sobre quem aluga uma casa, um quarto, carro ou outra coisa qualquer. Há sempre alguém, que nos dá a informação certa... e pode ficar, muito mais barato. Contribuindo assim também, para uma melhor distribuição de oportunidade de negócio a outras pessoas.

Se possível alugue um carro; A ilha não é grande, mas é muito mais prático e cumpre maiores objectivos. Andar de táxi, pode não compensar. Os transportes públicos, também não cobrem toda a ilha. Andar a pé, ou de bicicleta, nem sempre é uma grande opção... Pode tentar alugar um carro numa oficina de mecânica ou a um particular. Fica um pouco mais em conta, ainda que o carro possa ser um pouco mais velho que numa Rental Cars... resolve na mesma e não tem que dar cauções.

Vestuário; Roupas leves e frescas, leve calçado todo o terreno, mas confortável. Um impermeável também é aconselhável, dependendo da altura do ano, nos Açores é normal as chuvadas repentinas. Menos provável em Santa Maria.
 
Gastronômia local; Santa Maria, não tem muito para oferecer a nível da gastronômia local. Não encontrei nada que mereça grande relevância de aconselhamento, em regra é caro, pobre na variedade e de fraca qualidade na confecção dos alimentos.

O melhor sítio que encontrei; qualidade + preço e alguma variedade gastronômica, foi no Clube Naval de Vila do Porto. Tem pratos do dia a preços razoáveis, de peixinho fresco e boa carne de vaca. Não esquecer o queijo fresco...

Actividades; Se gosta de um belo mergulho em águas cristalinas, com boa temperatura e muitos peixinhos às cores... ali vale a pena ir preparado. Para quem gosta de surfar umas boas ondas... encontra boas condições para a pratica do surf, na Praia da Formosa. A única praia do arquipélago açoriano, com areia branca, rosa e negra... uma mistura de cores, maravilhosa de se ver.
Os amantes das caminhadas ou BTT, vão encontrar percursos pedestres espectaculares, com vários graus de dificuldade. E claro, não deixem de visitar, as Jazidas Fósseis de Santa Maria... raríssimas, em ilhas de origem vulcânica recente. Para quem gosta de fósseis, é imperdível...
 
Segurança; Máxima. É quase 100%, garantido que não terá qualquer problema, com violência ou roubos. Os "Marienses", são gente boa...


J.P. Oliveira

 

Geografia e História de Santa Maria:

A ilha de Santa Maria situa-se no extremo sudeste do arquipélago dos Açores, de que integra o Grupo Oriental. Tem uma superfície de 97,4 km² e uma população residente (gentílico: marienses) de 5 578 habitantes (2001), distribuída pelas cinco freguesias que compõem o concelho de Vila do Porto, o único da ilha.

Terá sido a primeira ilha dos Açores a ser avistada, por volta de 1427, pelo navegador português Diogo de Silves. Posteriormente, em Fevereiro de 1493Cristóvão Colombo escalou na ilha no regresso da sua primeira viagem à América.

Em nossos dias, o principal pilar de sustentação da economia da ilha é a actividade aeronáutica, com o Aeroporto de Santa Maria e o Centro de Controlo Aéreo do Atlântico, o qual administra a FIR Oceânica de Santa Maria, uma das maiores e mais importantes regiões de informação de voo do mundo.

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_Santa_Maria  /  www.wikiwand.com/pt/Ilha_de_Santa_Maria