AÇORES - São Miguel - 2006

Depois de uma longa "travessia no deserto" sete longos anos, volto novamente a ter a oportunidade de viajar. Esta nova viagem, assinala um novo regresso aos Açores. Não seria ainda o regresso à ilha do Pico... mas, o regresso maravilhoso aos Açores.

Durante uma semana bem aproveitada, percorremos os muitos e longos caminhos por toda a ilha. Magnifica a ilha de São Miguel, não deixa ninguém indiferente às suas belezas geológicas naturais, nem ao seu povo. Gente simpática e humilde que teimosamente desafia a natureza de uma terra bravia, plantada no meio do vasto Oceano Atlântico...

Voltar novamente aos Açores, foi um prazer imenso. Caminhar pela Lagoa das Sete Cidades, Lagoa do Fogo, comer o famoso Cozido à Portuguesa nas Furnas, ou simplesmente banhar-nos nas águas quentes do lago do Parque Terra Nostra. São Miguel, tem muito para oferecer, desde que se queira receber... São Miguel, é uma ilha encantadora, cheia de vida pura e bravia.

ALGUNS CONSELHOS:

Vá se possível e vá com tempo. No mínimo, uma semana. São Miguel, tem muito para se ver e sentir com calma.
Se possível alugue um carro, é mais prático e cumpre maiores objectivos. A deslocação na ilha, de transporte público ou táxi, nem sempre é fácil ou barato.
Leve calçado todo o terreno, mas confortável. Um impermeável, também é aconselhável. Nos Açores, é normal as chuvadas repentinas na maioria do ano.
Empanturre-se com a gastronomia local, em particular com o Cozido à Portuguesa, nas Furnas. Os pratos de peixinho fresco e a boa carne de vaca, que também é uma boa opção. Não esquecer claro, o famoso queijo...
Se gosta de um belo mergulho em águas cristalinas, ali vale a pena ir preparado. A água é ligeiramente mais quente que no continente e cheia de peixinhos coloridos.

Textos e imagens de; J.P Oliveira 

ILHA DE SÃO MIGUEL - Setembro de 2006

NOTA IMPORTANTE: Todas as imagens nesta e nas outras páginas do site, são fotografias minhas e não imagens retiradas na Net... por favor, respeite os direitos de autor Copyright (c).  

GEOGRAFIA E HISTÓRIA DE SÃO MIGUEL

São Miguel é a maior das ilhas do arquipélago dos Açores. Com uma superfície de 746,82 km², mede 64,7 quilómetros de comprimento e de 8-15 km de largura e conta com uma população de 131 609 habitantes (2001), mais 4,5% que uma década antes. É composta pelos concelhos de Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Vila da Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo.

Ao natural, ou habitante da iIha de São Miguel, dá-se o nome de micaelense.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_S%C3%A3o_Miguel